Atendendo à Resolução 23/09-GP, a Assessoria de Planejamento procedeu à coleta dos indicadores referentes ao Mapa Estratégico Institucional, revisou as respectivas metas e coordenou as reuniões que apontaram necessidades para inserção no PPA 2012-2015.
Dando continuidade ao processo de disseminação da ferramenta do Planejamento Estratégico, foi feito um amplo trabalho com o Núcleo da Infância e Juventude da Coordenadoria de Execução Penal e da Infância e Juventude – Cepij, por meio do qual foram definidas as principais orientações estratégicas e respectivos projetos que nortearão suas ações ao longo dos próximos anos.
Reunidos no mês de outubro, representantes de diversas Diretorias, Assessorias e Coordenadorias do Tribunal, Gabinete da Presidência, Corregedoria-Geral da Justiça e Academia Judicial relacionaram os pontos fortes e as oportunidades de melhorias nas práticas de gestão do Poder Judiciário. O projeto objetiva apresentar diagnóstico claro dos mecanismos de gestão deste Tribunal, diante do modelo de excelência desenvolvido pelo Gespública. O trabalho, que deverá ser concluído no início de 2012, conta com a colaboração do Núcleo Regional do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública, atualmente representado em Santa Catarina pela Celesc.
O Tribunal de Justiça participou, como convidado, do Fórum Catarinense de Gestão Pública, realizado no mês de novembro, no Centro Administrativo da Celesc, em Florianópolis. A Assessoria de Planejamento expôs a prática de gestão do TJ na promoção da qualidade do serviço prestado à população. Foi apresentado o projeto “Cenários”, estudo que leva em consideração uma série de fatores socioeconômicos para definir prioridades na ampliação da estrutura da Justiça de 1º e 2º Grau em Santa Catarina. O fórum foi uma promoção conjunta do Núcleo Regional do GesPública em Santa Catarina, do Movimento Catarinense para a Excelência, da Celesc e do Governo do Estado.
Evento que fez parte das comemorações do aniversário de instalação do Tribunal de Justiça, reuniu no auditório do Pleno, no dia 7 de outubro de 2011, cerca de 400 servidores e magistrados de todo estado que assistiram as seguintes palestras:
· Resiliência: Competência Estratégica para Gerir Mudanças - Palestrante: Eduardo Carmello;
· Desafios da Administração Pública Contemporânea - Palestrante: José Matias;
· Corrupção, Estado Democrático de Direito e Educação - Palestrante: Affonso Ghizzo Neto, Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (lançamento da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?");
· Gestão Pública e Sustentabilidade - Palestrante: Regina Maria Bueno Bacellar;
· Atitudes Vencedoras - Palestrante: Carlos Hilsdorf.
O Ciclo de palestras foi organizado e realizado em parceria com a Academia Judicial e deve acontecer a cada dois anos em alternância com a Mostra das Boas Práticas.
Abertura do Ciclo de Palestras
Com vistas em estabelecer diretrizes, objetivos e metas regionalizadas para despesas de capital (e outras delas decorrentes) e programas de duração continuada, o Plano Plurianual de Investimentos foi elaborado de forma participativa, por meio de reuniões realizadas em todas as regiões do Estado, a fim de garantir o alinhamento das peças orçamentárias às necessidades identificadas nas Justiças de primeiro e segundo graus.
As reuniões aconteceram nas seguintes Comarcas e datas:
Comarca polo |
Data da reunião |
São Miguel do Oeste |
7/4/2011 |
Chapecó |
8/4/2011 |
Joinville |
12/4/2011 |
Blumenau |
13/4/2011 |
Criciúma |
5/5/2011 |
Tubarão |
6/5/2011 |
Itajaí |
19/5/2011 |
Fraiburgo |
23/5/2011 |
Lages |
24/5/2011 |
Florianópolis |
26/5/2011 |
Contando com a participação do Desembargador Presidente, José Trindade dos Santos, do Conselheiro de Gestão, Desembargador Luiz Cézar Medeiros, e de representantes (Diretores de Foro e Chefes de Secretaria) de todas as Comarcas catarinenses, as reuniões ocorreram de forma dinâmica, possibilitando o debate sobre as políticas a serem adotadas nas áreas com maior impacto orçamentário e financeiro: Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Engenharia e Arquitetura, Infraestrutura, Academia Judicial e Segurança.
Reunião Regional de Blumenau - 13/4/2011
Reunião Regional de Fraiburgo - 23/5/2011
Visando a aprimorar a comunicação entre a administração, os magistrados e servidores, as Assessorias de Planejamento, de Imprensa e de Relações Públicas coordenaram um trabalho que resultou na contratação de uma empresa especializada em endomarketing, a qual realizou uma pesquisa com metodologia científica aplicada a servidores e magistrados de todas as regiões do Estado, e que resultou na formulação de um diagnóstico e do desenvolvimento de propostas para a melhoria da comunicação interna no Poder Judiciário, a partir da percepção dos colaboradores sobre a imagem da Instituição, a fim de gerar meios necessários para proporcionar maior grau de engajamento de seus servidores como prestadores de serviços aos cidadãos e de promotores da imagem de um Judiciário eficiente.
O Programa 5S tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas no trabalho, promover organização, limpeza e disciplina, tornar o ambiente agradável, seguro e produtivo, e melhorar as atitudes das pessoas diante das suas tarefas.
Trata-se de uma ferramenta administrativa usada para a organização e melhoria do ambiente de trabalho, viabilizando o controle de atividades, informações e documentos.
Em 2011, a Assessoria de Planejamento, a Academia Judicial e o Programa de Implantação de Novos Serviços promoveram a capacitação de colaboradores, conforme o quadro abaixo:
Unidade |
Turmas |
Carga Horária |
Colaboradores |
Tribunal de Justiça |
10 |
8h |
1.450 |
Comarcas |
37 |
8h |
|
Novos Servidores |
3 |
4h |
Destaca-se, ainda, a capacitação de 32 novos Instrutores e Multiplicadores do Programa em curso de 16 horas de duração.
Atualmente, o Programa 5S encontra-se implantado em todas as áreas administrativas do Tribunal de Justiça e em 31 gabinetes de Desembargadores e de Juízes de Direito de Segundo Grau, bem como nas seguintes comarcas: Bom Retiro, Capinzal, Capivari de Baixo, Descanso, Garuva, Jaguaruna, Lauro Müller, Lebon Régis, Maravilha, Orleans, Otacílio Costa, Rio Negrinho, Santa Cecília, Santo Amaro da Imperatriz, São Bento do Sul, São João Batista, Turvo e Fórum Distrital - Norte da Ilha.
Em 2011, o programa 5S foi implantado, ainda, nas comarcas de Anchieta, Armazém, Barra Velha, Balneário Piçarras, Dionísio Cerqueira, Garopaba, Guaramirim, Ibirama, Içara, Indaial, Itaiópolis, Itapema, Laguna, Mondaí, Navegantes, Palmitos, Porto Belo, Santa Cecília, São José do Cedro e Seara.
Visando a garantir a perpetuação do Programa, foi realizada uma avaliação em junho de 2011, com a atuação de 22 avaliadores em 91 unidades.
O Comitê do Programa 5S realizou 4 reuniões e propôs a alteração da Resolução que disciplina seu funcionamento, a qual foi aprovada com a publicação da Resolução nº 30/2011-GP. A partir de 7/11/2011, a administração e o monitoramento passaram para a equipe do Programa de Implantação de Serviços Judiciários da Direção-Geral Judiciária.
O crescimento ímpar das contendas judiciais em Santa Catarina exige pronta ação do Poder Judiciário, com a expansão suas unidades de atendimento. Em parceria iniciada em 2007 com a UFSC, o TJSC passou a aplicar modelos matemáticos para avaliar o comportamento das demandas judiciais em todo o Estado, com o intuito de prever o volume processual dos próximos anos. Tais estudos levam em consideração não apenas as séries históricas mas, também, as relações entre variáveis demográficas e socioeconômicas. Em 2011 o Tribunal firmou novo contrato com a Universidade Federal de Santa Catarina – Contrato Nº 077/2011 – cujo objetivo é o estudo e previsão do comportamento e aumento das demandas judiciais no Estado de Santa Catarina, até o ano de 2020.
O relatório final do referido estudo, com previsão de conclusão para o início de 2012, fornecerá subsídios ao planejamento de instalação, classificação, funcionamento, elevação, rebaixamento, desdobramento, agregação, alteração e até extinção de unidades de divisão judiciária, nos termos da Resolução 28/2010-TJ.
criação de novas unidades judiciárias. normatização Sobre a competência para análise de novos pedidos
Das unidades criadas em face do Estudo dos Cenários, de acordo com o ciclo aprovado no ano de 2010 (1), foram instaladas, no ano de 2011, as seguintes varas:
VARAS INSTALADAS EM 2011 |
||||
Ordem |
Comarca |
Competência |
Instalação |
|
16º |
Barra Velha |
2ª Vara |
26/4/2011 |
|
17º |
Navegantes |
Vara Criminal |
26/4/2011 |
|
18º |
Capital (Santo Antônio de Lisboa) |
Juizado Especial Cível e Criminal |
29/4/2011 |
|
19º |
Capital |
Vara de Precatórias, Recuperações Judiciais e Falências |
25/5/2011 |
|
20º |
Camboriú |
Vara Criminal |
30/5/2011 |
|
21º |
Biguaçu |
Vara Criminal |
30/5/2011 |
|
22º |
São José |
Juizado Especial Criminal e Violência Doméstica |
3/6/2011 |
|
23º |
Itajaí |
4ª Vara Cível |
10/6/2011 |
|
24º |
Itapema |
Vara Criminal |
10/6/2011 |
|
25º |
Criciúma |
Execução Penal |
16/6/2011 |
|
26º |
Tubarão |
Juizado Especial Criminal e Violência Doméstica |
17/6/2011 |
|
27º |
Blumenau |
5ª Vara Cível |
22/6/2011 |
|
28º |
Brusque |
Vara da Fazenda e Registros Públicos |
22/6/2011 |
|
29º |
Porto União |
Vara Criminal |
14/7/2011 |
|
30º |
Mafra |
Vara Criminal |
14/7/2011 |
|
31º |
Rio Negrinho |
2ª Vara |
15/7/2011 |
|
32º |
Balneário Camboriú |
4ª Vara Cível |
19/8/2011 |
|
33º |
Tijucas |
Vara Criminal |
19/8/2011 |
|
34º |
Capital |
2º Juizado Especial Cível (Fórum Des. Eduardo Luz) |
24/8/2011 |
|
35º |
Joinville |
3º Juizado Especial Cível (Sociesc) |
23/9/2011 |
|
36º |
Palhoça |
3ª Vara Cível (Res. 23/2011-TJ) |
30/9/2011 |
|
37º |
Araranguá |
2ª Vara Criminal |
20/10/2011 |
|
38º |
Criciúma |
4ª Vara Cível |
20/10/2011 |
|
39º |
Orleans |
2ª Vara |
21/10/2011 |
|
40º |
São José |
3ª Vara Cível |
25/10/2011 |
|
41º |
Capital |
2ª Direito Bancário |
7/11/2011 |
|
42º |
Capital |
3ª Direito Bancário |
7/11/2011 |
|
43º |
São João Batista |
2ª Vara |
13/12/2011 |
|
(1) No ano de 2010, foram instaladas 15 (quinze) unidades.
|
Além dessas, estão previstas para instalação em janeiro de 2012 as seguintes Varas:
PREVISTAS PARA 2012 |
||||
Ordem |
Comarca |
Competência |
Instalação |
|
44ª |
Joinville |
3ª Vara da Fazenda Pública e Unidade Regional de Execuções Fiscais Estaduais |
19/1/2012 |
|
45ª |
Joinville |
7ª Vara Cível |
19/1/2012 |
|
46ª |
Trombudo Central |
2ª Vara |
26/1/2012 |
|
47ª |
São José |
Vara de Execução Penal Regional e Central de Penas Alternativas |
30/1/2012 |
Também foram instaladas, no decorrer do ano de 2011, 2 (duas) Unidades Judiciárias de Cooperação, a saber:
UNIDADES JUDICIÁRIAS DE COOPERAÇÃO |
||
Comarca |
Competência |
Instalação |
Criciúma |
UJC - Unesc |
20/10/2011 |
Blumenau |
UJC de Execução Fiscal |
13/12/2011 |
Houve, também, em 13-12-2011, a conversão em Juizado Especial Cível e Criminal da antiga Unidade Judiciária de Cooperação da Unifebe.
Em cumprimento às determinações do Conselho Nacional de Justiça, realizou-se o acompanhamento das Metas Nacionais de 2011, bem como daquelas pendentes dos anos de 2009 (Meta 2) e 2010 (Metas 2, 3, 4 e 10), sob a supervisão dos Magistrados Odson Cardoso Filho, Silvio José Franco e Dinart Francisco Machado.
Este Tribunal fez parte da Subcomissão que debateu as Metas para os anos de 2012 e 2013, em cumprimento à Portaria nº 44/2011-CNJ.
METAS 2011 |
STATUS |
Meta 1. Criar unidade de gerenciamento de projetos para auxiliar a implantação da gestão estratégica. |
CUMPRIDA |
Meta 2. Implantar sistema de registro audiovisual de audiências em pelo menos uma unidade judiciária de primeiro grau em cada Tribunal. |
CUMPRIDA |
Meta 3. Julgar quantidade igual a de processos de conhecimento distribuídos em 2011 e parcela do estoque, com acompanhamento mensal. |
Acompanhamento |
Meta 4. Implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos. |
CUMPRIDA |
No que tange às metas que não foram totalmente atingidas, estão sendo desenvolvidas ações para o seu integral cumprimento, devidamente monitoradas pela Corregedoria-Geral da Justiça.
A Assessoria de Planejamento é responsável pela compilação e pelo encaminhamento semestral, ao Conselho Nacional de Justiça, pelo sistema informatizado, dos dados relativos ao Projeto “Justiça em Números”.
Nos termos da Resolução nº 76/2009, do Conselho Nacional de Justiça, o Projeto “Justiça em Números” envolve informações sobre:
· Orçamento e finanças;
· Quadro de pessoal;
· Parque de informática
· Área (espaço físico dos imóveis);
· Informações processuais; e
· Mecanismos de acesso à justiça.
Já foram iniciados os trâmites para a geração dos dados do segundo semestre de 2011, cujo prazo de informação ao Conselho Nacional de Justiça irá até o dia 15/2/2012 (Projeto nº 1970).