º  ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO

1 – Balanced Scorecard (BSC)

Atendendo à Resolução 23/09-GP, a Assessoria de Planejamento procedeu à coleta dos indicadores referentes ao Mapa Estratégico Institucional, revisou as respectivas metas e coordenou as reuniões que apontaram necessidades para inserção no PPA 2012-2015.

2 – Planejamento estratégico cepij

Dando continuidade ao processo de disseminação da ferramenta do Planejamento Estratégico, foi feito um amplo trabalho com o Núcleo da Infância e Juventude da Coordenadoria de Execução Penal e da Infância e Juventude – Cepij, por meio do qual foram definidas as principais orientações estratégicas e respectivos projetos que nortearão suas ações ao longo dos próximos anos.

3 – 4ª AUTOAVALIAÇÃO DA GESTÃO

Reunidos no mês de outubro, representantes de diversas Diretorias, Assessorias e Coordenadorias do Tribunal, Gabinete da Presidência, Corregedoria-Geral da Justiça e Academia Judicial relacionaram os pontos fortes e as oportunidades de melhorias nas práticas de gestão do Poder Judiciário. O projeto objetiva apresentar diagnóstico claro dos mecanismos de gestão deste Tribunal, diante do modelo de excelência desenvolvido pelo Gespública. O trabalho, que deverá ser concluído no início de 2012, conta com a colaboração do Núcleo Regional do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública, atualmente representado em Santa Catarina pela Celesc.

4 – Fórum catarinense de gestão pública

O Tribunal de Justiça participou, como convidado, do Fórum Catarinense de Gestão Pública, realizado no mês de novembro, no Centro Administrativo da Celesc, em Florianópolis. A Assessoria de Planejamento expôs a prática de gestão do TJ na promoção da qualidade do serviço prestado à população. Foi apresentado o projeto “Cenários”, estudo que leva em consideração uma série de fatores socioeconômicos para definir prioridades na ampliação da estrutura da Justiça de 1º e 2º Grau em Santa Catarina. O fórum foi uma promoção conjunta do Núcleo Regional do GesPública em Santa Catarina, do Movimento Catarinense para a Excelência, da Celesc e do Governo do Estado.

5 - CICLO DE PALESTRAS

Evento que fez parte das comemorações do aniversário de instalação do Tribunal de Justiça, reuniu no auditório do Pleno, no dia 7 de outubro de 2011, cerca de 400 servidores e magistrados de todo estado que assistiram as seguintes palestras:

 

·      Resiliência: Competência Estratégica para Gerir Mudanças - Palestrante: Eduardo Carmello;

·      Desafios da Administração Pública Contemporânea - Palestrante: José Matias;

·      Corrupção, Estado Democrático de Direito e Educação - Palestrante: Affonso Ghizzo Neto, Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (lançamento da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?");

·      Gestão Pública e Sustentabilidade - Palestrante: Regina Maria Bueno Bacellar;

·      Atitudes Vencedoras - Palestrante: Carlos Hilsdorf.

 

O Ciclo de palestras foi organizado e realizado em parceria com a Academia Judicial e deve acontecer a cada dois anos em alternância com a Mostra das Boas Práticas.

 

Abertura do Ciclo de Palestras

6 - ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTO

Com vistas em estabelecer diretrizes, objetivos e metas regionalizadas para despesas de capital (e outras delas decorrentes) e programas de duração continuada, o Plano Plurianual de Investimentos foi elaborado de forma participativa, por meio de reuniões realizadas em todas as regiões do Estado, a fim de garantir o alinhamento das peças orçamentárias às necessidades identificadas nas Justiças de primeiro e segundo graus.

As reuniões aconteceram nas seguintes Comarcas e datas:

 

Comarca polo

Data da reunião

São Miguel do Oeste

7/4/2011

Chapecó

8/4/2011

Joinville

12/4/2011

Blumenau

13/4/2011

Criciúma

5/5/2011

Tubarão

6/5/2011

Itajaí

19/5/2011

Fraiburgo

23/5/2011

Lages

24/5/2011

Florianópolis

26/5/2011

 

Contando com a participação do Desembargador Presidente, José Trindade dos Santos, do Conselheiro de Gestão, Desembargador Luiz Cézar Medeiros, e de representantes (Diretores de Foro e Chefes de Secretaria) de todas as Comarcas catarinenses, as reuniões ocorreram de forma dinâmica, possibilitando o debate sobre as políticas a serem adotadas nas áreas com maior impacto orçamentário e financeiro: Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Engenharia e Arquitetura, Infraestrutura, Academia Judicial e Segurança.

 

Reunião Regional de Blumenau - 13/4/2011

Reunião Regional de Fraiburgo - 23/5/2011

 

7 - COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Visando a aprimorar a comunicação entre a administração, os magistrados e servidores, as Assessorias de Planejamento, de Imprensa e de Relações Públicas coordenaram um trabalho que resultou na contratação de uma empresa especializada em endomarketing, a qual realizou uma pesquisa com metodologia científica aplicada a servidores e magistrados de todas as regiões do Estado, e que resultou na formulação de um diagnóstico e do desenvolvimento de propostas para a melhoria da comunicação interna no Poder Judiciário, a partir da percepção dos colaboradores sobre a imagem da Instituição, a fim de gerar meios necessários para proporcionar maior grau de engajamento de seus servidores como prestadores de serviços aos cidadãos e de promotores da imagem de um Judiciário eficiente.

8 - Programa 5S

O Programa 5S tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas no trabalho, promover organização, limpeza e disciplina, tornar o ambiente agradável, seguro e produtivo, e melhorar as atitudes das pessoas diante das suas tarefas.

 

Trata-se de uma ferramenta administrativa usada para a organização e melhoria do ambiente de trabalho, viabilizando o controle de atividades, informações e documentos.

 

Em 2011, a Assessoria de Planejamento, a Academia Judicial e o Programa de Implantação de Novos Serviços promoveram a capacitação de colaboradores, conforme o quadro abaixo:

 

 

Unidade

Turmas

Carga Horária

Colaboradores

Tribunal de Justiça

10

8h

 

1.450

Comarcas

37

8h

Novos Servidores

3

4h

 

 

Destaca-se, ainda, a capacitação de 32 novos Instrutores e Multiplicadores do Programa em curso de 16 horas de duração.

 

Atualmente, o Programa 5S encontra-se implantado em todas as áreas administrativas do Tribunal de Justiça e em 31 gabinetes de Desembargadores e de Juízes de Direito de Segundo Grau, bem como nas seguintes comarcas: Bom Retiro, Capinzal, Capivari de Baixo, Descanso, Garuva, Jaguaruna, Lauro Müller, Lebon Régis, Maravilha, Orleans, Otacílio Costa, Rio Negrinho, Santa Cecília, Santo Amaro da Imperatriz, São Bento do Sul, São João Batista, Turvo e Fórum Distrital - Norte da Ilha.

 

Em 2011, o programa 5S foi implantado, ainda, nas comarcas de Anchieta, Armazém, Barra Velha, Balneário Piçarras, Dionísio Cerqueira, Garopaba, Guaramirim, Ibirama, Içara, Indaial, Itaiópolis, Itapema, Laguna, Mondaí, Navegantes, Palmitos, Porto Belo, Santa Cecília, São José do Cedro e Seara.

Visando a garantir a perpetuação do Programa, foi realizada uma avaliação em junho de 2011, com a atuação de 22 avaliadores em 91 unidades.

 

O Comitê do Programa 5S realizou 4 reuniões e propôs a alteração da Resolução que disciplina seu funcionamento, a qual foi aprovada com a publicação da Resolução nº 30/2011-GP. A partir de 7/11/2011, a administração e o monitoramento passaram para a equipe do Programa de Implantação de Serviços Judiciários da Direção-Geral Judiciária.

9 - Estudo das Demandas Judiciais em Santa Catarina

O crescimento ímpar das contendas judiciais em Santa Catarina exige pronta ação do Poder Judiciário, com a expansão suas unidades de atendimento. Em parceria iniciada em 2007 com a UFSC, o TJSC passou a aplicar modelos matemáticos para avaliar o comportamento das demandas judiciais em todo o Estado, com o intuito de prever o volume processual dos próximos anos. Tais estudos levam em consideração não apenas as séries históricas mas, também, as relações entre variáveis demográficas e socioeconômicas. Em 2011 o Tribunal firmou novo contrato com a Universidade Federal de Santa Catarina – Contrato Nº 077/2011 – cujo objetivo é o estudo e previsão do comportamento e aumento das demandas judiciais no Estado de Santa Catarina, até o ano de 2020.

 

O relatório final do referido estudo, com previsão de conclusão para o início de 2012, fornecerá subsídios ao planejamento de instalação, classificação, funcionamento, elevação, rebaixamento, desdobramento, agregação, alteração e até extinção de unidades de divisão judiciária, nos termos da Resolução 28/2010-TJ.

 

criação de novas unidades judiciárias. normatização Sobre a competência para análise de novos pedidos

Das unidades criadas em face do Estudo dos Cenários, de acordo com o ciclo aprovado no ano de 2010 (1), foram instaladas, no ano de 2011, as seguintes varas:

 

VARAS INSTALADAS EM 2011

Ordem

Comarca

Competência

Instalação

16º

Barra Velha

2ª Vara

26/4/2011

17º

Navegantes

Vara Criminal

26/4/2011

18º

Capital (Santo Antônio de Lisboa)

Juizado Especial Cível e Criminal

29/4/2011

19º

Capital

Vara de Precatórias, Recuperações Judiciais e Falências 

25/5/2011

20º

Camboriú

Vara Criminal

30/5/2011

21º

Biguaçu

Vara Criminal

30/5/2011

22º

São José

Juizado Especial Criminal e Violência Doméstica

3/6/2011

23º

Itajaí

4ª Vara Cível

10/6/2011

24º

Itapema

Vara Criminal

10/6/2011

25º

Criciúma

Execução Penal

16/6/2011

26º

Tubarão

Juizado Especial Criminal e Violência Doméstica

17/6/2011

27º

Blumenau

5ª Vara Cível

22/6/2011

28º

Brusque

Vara da Fazenda e Registros Públicos

22/6/2011

29º

Porto União

Vara Criminal

14/7/2011

30º

Mafra

Vara Criminal

14/7/2011

31º

Rio Negrinho

2ª Vara

15/7/2011

32º

Balneário Camboriú

4ª Vara Cível

19/8/2011

33º

Tijucas

Vara Criminal

19/8/2011

34º

Capital

2º Juizado Especial Cível (Fórum Des. Eduardo Luz)

24/8/2011

35º

Joinville

3º Juizado Especial Cível (Sociesc)

23/9/2011

36º

Palhoça

3ª Vara Cível (Res. 23/2011-TJ)

30/9/2011

37º

Araranguá

2ª Vara Criminal

20/10/2011

38º

Criciúma

4ª Vara Cível

20/10/2011

39º

Orleans

2ª Vara

21/10/2011

40º

São José

3ª Vara Cível

25/10/2011

41º

Capital

2ª Direito Bancário

7/11/2011

42º

Capital

3ª Direito Bancário

7/11/2011

43º

São João Batista

2ª Vara

13/12/2011

 

(1) No ano de 2010, foram instaladas 15 (quinze) unidades.

 

 

 

 

Além dessas, estão previstas para instalação em janeiro de 2012 as seguintes Varas:

 

PREVISTAS PARA 2012

Ordem

Comarca

Competência

Instalação

44ª

Joinville

3ª Vara da Fazenda Pública e Unidade Regional de Execuções Fiscais Estaduais

19/1/2012

45ª

Joinville

7ª Vara Cível

19/1/2012

46ª

Trombudo Central

2ª Vara

26/1/2012

47ª

São José

Vara de Execução Penal Regional e Central de Penas Alternativas

30/1/2012

 


Também foram instaladas, no decorrer do ano de 2011, 2 (duas) Unidades Judiciárias de Cooperação, a saber:

 

UNIDADES JUDICIÁRIAS DE COOPERAÇÃO

Comarca

Competência

Instalação

Criciúma

UJC - Unesc

20/10/2011

Blumenau

UJC de Execução Fiscal

13/12/2011

 

Houve, também, em 13-12-2011, a conversão em Juizado Especial Cível e Criminal da antiga Unidade Judiciária de Cooperação da Unifebe.

10 - Planejamento e acompanhamento das Metas do CNJ

Em cumprimento às determinações do Conselho Nacional de Justiça, realizou-se o acompanhamento das Metas Nacionais de 2011, bem como daquelas pendentes dos anos de 2009 (Meta 2) e 2010 (Metas 2, 3, 4 e 10), sob a supervisão dos Magistrados Odson Cardoso Filho, Silvio José Franco e Dinart Francisco Machado.

Este Tribunal fez parte da Subcomissão que debateu as Metas para os anos de 2012 e 2013, em cumprimento à Portaria nº 44/2011-CNJ.

 

 

METAS 2011

STATUS

Meta 1. Criar unidade de gerenciamento de projetos para auxiliar a implantação da gestão estratégica.

CUMPRIDA

Meta 2. Implantar sistema de registro audiovisual de audiências em pelo menos uma unidade judiciária de primeiro grau em cada Tribunal.

CUMPRIDA

Meta 3. Julgar quantidade igual a de processos de conhecimento distribuídos em 2011 e parcela do estoque, com acompanhamento mensal.

Acompanhamento

Meta 4. Implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.

CUMPRIDA

 

No que tange às metas que não foram totalmente atingidas, estão sendo desenvolvidas ações para o seu integral cumprimento, devidamente monitoradas pela Corregedoria-Geral da Justiça.

Coleta e cadastramento DE dados RELATIVOS Ao PROJETO “Justiça em Números”, do CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ

A Assessoria de Planejamento é responsável pela compilação e pelo encaminhamento semestral, ao Conselho Nacional de Justiça, pelo sistema informatizado, dos dados relativos ao Projeto “Justiça em Números”.

Nos termos da Resolução nº 76/2009, do Conselho Nacional de Justiça, o Projeto “Justiça em Números” envolve informações sobre:

 

·  Orçamento e finanças;

·  Quadro de pessoal;

·  Parque de informática

·  Área (espaço físico dos imóveis);

·  Informações processuais; e

·  Mecanismos de acesso à justiça.

Já foram iniciados os trâmites para a geração dos dados do segundo semestre de 2011, cujo prazo de informação ao Conselho Nacional de Justiça irá até o dia 15/2/2012 (Projeto nº 1970).